Tire suas principais dúvidas sobre implante dentário




Uma das maiores áreas da odontologia, a implantodontia tem facilitado o tratamento com novas tecnologias e técnicas. Implantar um dente é muito mais simples hoje em dia, por isso o procedimento tem sido bastante procurado. Neste artigo vamos tratar as questões mais comuns sobre o tratamento, para você tirar suas principais dúvidas sobre implante dentário.


O implante é fixado como?


O implante é feito por meio de um pino de titânio. É como um parafuso, feito especialmente para o osso no qual será integrado e que não sofre rejeição pelo corpo.

O pino, que é o implante em si, é inserido no tecido ósseo, e em seguida recebe a coroa protética, que tem o formato do dente. A prótese é fabricado em resina ou porcelana.


Qualquer um pode fazer o implante?


Quase todas as pessoas estão aptas a realizar o tratamento protético. As únicas contraindicações são para gestantes e pacientes em processo de quimioterapia ou radioterapia, ou que possuem hepatite e osteoporose.

Para realizar o implante o dentista realiza uma análise bucal buscando as condições orgânicas necessárias para o procedimento. Os fumantes precisam ter cuidado especial, pois o tabaco pode prejudicar o processo, tanto na fixação do pino como no pós-operatório.


Existe risco no implante?


Praticamente não há riscos, pois o tratamento é bastante simples. O paciente não tem muitos incômodos nem após o implante. Contudo, é fundamental estar atento à clínica escolhida.

É preciso procurar profissionais qualificados para reduzir todo risco existente. Como acontece em qualquer cirurgia, é preciso seguir à risca as recomendações médicas.


O procedimento é demorado?


O implante dentário é bastante rápido, pois no mesmo dia o paciente é liberado para descansar na casa. Todo o processo é feito sem dor, em razão da anestesia local. O pós-operatório pode trazer desconfortos, mas não haverá nenhum problema com a utilização dos medicamentos receitados.


Como é o pós-operatório?


O pós-operatório é passada em caso, pois não há necessidade de internação. Como a cirurgia é bastante rápida, o paciente pode sair horas depois de chegar à clínica.

É comum desconfortos, inchaço, sangramentos e pequenas dores. O profissional implantodontista vai recomendar os medicamentos possíveis para aplacar dores. Naturalmente, é preciso descansar para a recuperação do corpo.


Quais os cuidados necessários no pós-operatório?


A recuperação envolve a alimentação e o repouso. É preciso ingerir alimentos leves, que não exijam muito do trabalho da mandíbula. Além disso, é mais desejável comer comidas geladas do que quentes.

O dentista também vai recomendar tomar muita água. A higiene bucal deve ser feita com cuidado, para limpar os dentes sem forçar a cirurgia.

Por fim, é importante evitar qualquer exposição ao sol, e na hora de dormir é preciso deitar do lado oposto do dente implantado.

Após alguns dias, se você seguir as recomendações corretas, poderá voltar a comer tudo o que comia antes, sem nenhum problema. O pino de titânio é resistente e fabricado para suportar a mastigação como um dente natural.


Para avaliar como será o procedimento de implante dentário, agente uma avaliação conosco. Basta ligar e marcar sua consulta - (41) 3285-8989 (Dentville Odontologia)