Mitos e verdades sobre o Clareamento dental


Um sorriso bonito destaca qualquer tipo de rosto e presume-se que todos querem um sorriso perfeito, branquinho e bonito.

As técnicas de clareamento dental chegaram com a promessa de deixar o sorriso bonito mesmo. Mas, ainda há muitas dúvidas sobre o funcionamento do clareamento, principalmente no pós-processo.

Veremos a seguir os maiores mitos e verdades sobre o clareamento dentário, bem como os esclarecimentos dos especialistas a este respeito.

Acompanhe-nos e saiba se o que falam por aí é mesmo verdade ou se trata de falta de conhecimento.


Clareamento dental

Sabe aquela foto com um sorriso amarelado que você tirou e não gostou? Pois é, passou pela cabeça clarear estes dentinhos, não é mesmo?

Pois deixe que coloquemos em pauta alguns assuntos sobre este tópico, assim você evita gastar seu tempo procurando sobre o assunto, pois já pensamos isso para você.

Veja agora os mitos e verdades sobre o clareamento dentário.


Depois do clareamento é proibido alimentos com corantes

Sempre se ouve isso, pois em tese alimentos escuros e corantizados amarelam e escurecem os dentes, contudo só é verdade até certo ponto.

O período que você não tomará café, vinho, refrigerantes, dentre outros, será somente durante as sessões de clareamento, pois os poros dentários estão abertos e tais alimentos tendem a manchá-los.

Após o tratamento ser concluído, a alimentação com ou sem corante pode ser consumida sem maiores problemas.


Alta sensibilidade nos dentes devido ao processo clareador

Nem verdade nem mentira. Depende de pessoa para pessoa, visto que alguém pode ter uma maior sensibilidade apresentando, por exemplo, retração gengival.

Atualmente existem métodos que reduzem o tipo de problema.


Clarear os dentes compromete a película do esmalte

Aqui de fato é um mito. Os produtos usados no processo de clareamento dentário não danificam a estrutura dentária, uma vez que eliminarão os pigmentos que estão no esmalte.


Fumantes não devem fazer o procedimento

Mito, o que acontece para gerar esta dúvida é somente o período que o fumante ficará com os dentes bem mais claros.

Na verdade, como a fumaça do cigarro deixa os dentes amarelados, o tratamento pode durar menos tempo do que com uma pessoa que não é fumante.


Existe contraindicação para o tratamento

Verdade. Gestantes não podem fazê-lo de forma alguma.


Escovo meus dentes com bicarbonato de sódio para clarear os dentes.

Um tanto aqui, um tanto ali, ou seja, em partes é verdade.

O bicarbonato clareia sim, e isso definitivamente é verdade, pois limpa os dentes, contudo, lixa-os, danificando o esmalte e retraindo a gengiva, causando sensibilidade dentária.


Carvão pode clarear os dentes

Mentira, ele faz muito é riscar o esmalte e não é recomendado pois pode ser ingerido e causar algum dano no organismo.


O dente clareado escurece novamente

Verdade, se você ingere muitos alimentos que geram pigmentação. Mas, isso não vai acontecer do dia para a noite, recomendando-se uma manutenção do tratamento após dois anos do clareamento.


O clareamento a laser é o mais eficaz que existe

Mentira. Existem outras técnicas utilizadas pelos dentistas e combinadas ao laser. Ele por si só não é o mais eficiente, podendo em pouco tempo amarelar novamente.


Os kits de clareamento podem ser úteis no clareamento caseiro

Verdade. Quando indicado pelo profissional dentista e com o devido acompanhamento o clareamento caseiro traz um resultado muito satisfatório. Os produtos utilizados como Peroxido de Carbamida e Peróxido de Hidrogênio, quando bem dosados pelo doutor responsável, não ocasionará danos ao esmalte dos dentes. O que leva a uma sensibilidade gengival é o excesso de produto colocado na moldeira. Esse produto tende a subir e atingir a gengiva.


Tenho restaurações em meus dentes e sei que elas serão alteradas

Verdade seja dita. O agente clareador não penetra na cor das restaurações, fazendo com que esses dentes fiquem mais escuros do que os dentes clareados, em uma estética possivelmente não tão agradável.

É necessário que o especialista avalie se deve trocar ou retocar as restaurações antigas.


Meus dentes ficarão artificiais?

Mito derrubado, pois segundo os especialistas o dente só não fica natural se for colocado materiais que não copiam as mais variadas cores de cada dente. No caso do clareamento dental é assegurado o tom natural de cada dente.


Solicite uma avaliação ou um contato por whats aqui https://materiais.dentville.com.br/solicitacaowhats