Diferenças entre aparelho estético e aparelho invisível



O aparelho invisível e o aparelho transparente chegam no mercado odontológico como uma opção para quem não quer submeter ao tratamento convencional.

Seu uso passa quase que despercebido por terceiros pela sua estética leve e agradável e ainda garante excelentes resultados finais.

Com a procura cada vez mais alta pelos dois modelos, surgem dúvidas quanto as diferenças e suas principais finalidades. Veja no artigo abaixo qual é a opção ideal para o seu tratamento dentário.


Aparelho transparente


O aparelho transparente remete ao convencional metálico por ser um modelo fixo. No entanto, os bráquetes são feitos de porcelana monocristalina, fazendo o material não conter pigmentos de cor.

Pela falta de pigmento, o modelo fixo se torna discreto pelo fato de os bráquetes conseguirem se misturar facilmente com a cor dos dentes.

O principal benefício de se investir em um aparelho transparente é a sua grande resistência.

Com uma boa segurança para mastigar, o paciente não sente incômodo ou corre o risco de ter os bráquetes soltos, ou quebrados, o que minimiza as manutenções por dano.

O aparelho transparente é indicado mesmo para pacientes que precisam de grandes correções, sua funcionalidade alcança os mesmos resultados que os aparelhos metálicos convencionais.

Outra grande vantagem do aparelho transparente é que ele conta com o modelo autoligado. A tecnologia desenvolvida para esse dispositivo diminui o tempo de tratamento e oferece mais conforto ao paciente após a sua ativação.

O uso do aparelho transparente é indicado para pacientes que estejam tratando problemas de apinhamento dentário, dentes separados, mordida aberta, cruzada e mandíbula desalinhada.


Aparelho invisível


O aparelho invisível é um modelo móvel que promove o ajuste dentário por meio de um conjunto de alinhadores transparentes. Os moldes são confeccionados em acetato de acordo com a arcada dentária do paciente.

Por ser um aparelho personalizado, o modelo invisível se ajusta perfeitamente na boca, evitando feridas e problemas durante a escovação.

O alinhamento dentário ocorre pela troca quinzenal dos alinhadores, tendo cada um, uma posição diferente nos dentes em relação ao anterior, fazendo com que a movimentação dentária seja possível.

Todo planejamento do tratamento com o aparelho invisível é feito por meio de um software que simula cada etapa da movimentação dos dentes, deixando o paciente ciente de como ficará o resultado.

A principal vantagem do aparelho invisível é que ele dispensa o uso de bráquetes, bandas ou fios, fazendo o tratamento transcorrer com extremo conforto, sem prejudicar a fala ou machucar a região bucal, diminuindo as chances de inflamação.

Outro benefício é a higiene. Por ser removível, o paciente tem opção de retirá-lo durante as refeições e a escovação, fazendo o aparelho e os dentes estarem sempre devidamente limpos, evitando assim o surgimento de cáries e placas bacterianas.


Ainda que o problema seja simples, é recomendável sempre passar por uma orientação odontológica para saber qual aparelho é o mais indicado.


Entre em contato conosco e agende uma avaliação odontológica, sem compromisso: 41 3285-8989 - 41 - 99999-1810.

Dentville odontologia