Descubra os tipos de coroas dentárias




Ter dentes bonitos é um dos desejos estéticos mais procurados atualmente, mas a necessidade de manter a integridade dos dentes vai além da beleza: é importante para a nossa saúde que eles mantenham seu funcionamento perfeito, permitindo qualidade e segurança na mastigação.

É nesse cenário que as próteses de coroas dentárias ganham fama e passam a ser cada vez mais procuradas, graças a sua função de substituir ou reforçar dentes enfraquecidos, ao mesmo tempo em que restauram sua beleza.


Tipos de próteses de coroas dentárias


São diversos os tipos de materiais utilizados para a fabricação de coroas dentárias, sendo que cada um deles trará características estéticas e funcionais próprias.

• Resina: geralmente apresentam os preços mais baixos, mas sua durabilidade também é menor, pois o material é mais frágil e tem grandes riscos de apresentar fraturas e desgastes. Seu grau de porosidade também é elevado, ou seja, apresenta maior absorção das substâncias presentes nos alimentos e bebidas, resultando em aumento de chances de desenvolver mau hálito.

• Zircônia: esse material tem ganhado destaque graças ao seu bom desempenho estético e funcional. É resistente, não apresenta manchas ao longo do tempo de uso e sua cor é muito semelhante a dos dentes naturais, além disso, não é necessário utilizar metal em sua colocação, evitando alergias e melhorando a aparência dos dentes.

• Cerâmica: também conhecida como coroas de porcelana, não levam metal em sua fabricação e tem a cor muito semelhante a dos dentes naturais. São altamente resistentes e sofrem menos desgaste, por isso são geralmente indicadas para reparar os dentes anteriores.

• Provisória: é utilizada por um período determinado, até que a prótese definitiva esteja pronta para ser colocada em seu lugar. Ela pode ser confeccionada pelo próprio dentista, que utiliza resina em sua fabricação.

• Metal: as coroas dentárias confeccionadas totalmente em metal são o tipo mais antigo de próteses desse segmento e são menos utilizadas atualmente, sendo substituídas por próteses com maiores vantagens estéticas. Entretanto, alguns casos ainda precisam das coroas de metal, como em pacientes que apresentam dentes com espaçamento pequeno entre si.

• Metalocerâmica: é estruturada em metal e coberta por cerâmica. Sua alta resistência permite a recomendação dessa prótese a pacientes com bruxismo. Também é resistente a cáries e proporcionam uma boa qualidade estética.


Saiba mais sobre as coroas dentárias


• É preciso passar por avaliação profissional para saber qual o melhor tipo de prótese em cada caso.

• As coroas dentárias são indicadas para pessoas que sofrem com falta, quebra ou desgaste dos dentes e enfraquecimento do esmalte dentário, mas também podem ser aconselhadas para melhorar a aparência dos dentes.

• Problemas como gengivite e disfunção de articulação temporomadibular podem ser agravados ou até mesmo causados por falta de dentes, aumentando a importância dos tratamentos dentários.


Agende sua visita


Agora que você já conhece os principais tipos de coroas dentárias, agende uma avaliação odontológica conosco e descubra qual o tratamento mais indicado no seu caso. Nossos profissionais são altamente capacitados e dispõe de produtos de qualidade para resolver seu problema da forma eficaz.


Ligue agora e marque uma avaliação sem compromisso: 41 3285-8989 - 41 99999-1810.

Dentville Odontologia