Conheça as vantagens de substituir as próteses removíveis por fixas





Além de processos de deterioração por causa da falta de cuidado, os dentes naturais podem sofrer traumas irreversíveis. No primeiro caso, o surgimento de doenças que atingem a gengiva tende a ser determinante para a perda dentária. No segundo, basta mencionar alguns acidentes. Eles podem se relacionar ao trânsito de veículos, a quedas gerais ou à prática de atividades esportivas arriscadas. Nessas e em outras situações, as próteses são uma excelente solução. Com o material e procedimento adequados, nunca foi tão simples trocar as incômodas próteses removíveis por fixas.

Ao optar pela substituição, você terá uma série de vantagens. Conheça as principais delas a seguir!


Melhora da autoestima


Em primeiro lugar, a substituição de próteses removíveis por fixas causa um aumento instantâneo da autoestima. Os usuários de prótese removível (popularmente chamada de “ponte”) costuma vivenciar situações bem desagradáveis durante qualquer socialização.

Basta iniciar uma conversa para que as outras pessoas comecem a olhar insistentemente para a boca do falante. Por sinal, trata-se de uma reação natural praticada por todos, independentemente de se trabalhar ou não na área odontológica. Portanto, quem utiliza próteses removíveis sempre estará sujeito a passar por esse tipo de constrangimento.

Com o passar do tempo, o indivíduo pode se sentir extremamente mal consigo mesmo. A principal consequência é a diminuição do convívio social. Nos casos mais graves, a pessoa tende a simplesmente anular qualquer forma de interação, entregando-se ao isolamento.

A boa notícia é que todo esse cenário marcado pela vergonha pode ser facilmente eliminado. Com a adoção de próteses fixas, um simples sorriso ou até mesmo uma gargalhada retomam a normalidade. Isso acontece porque existem materiais que imitam perfeitamente a estética natural dos dentes.

Desde que produzidas por um profissional experiente, as próteses fixas em porcelana são tranquilamente confundidas com os dentes naturais. Em outras palavras: absolutamente ninguém é capaz de perceber que determinado dente é artificial.


Aumento da durabilidade


Além do ganho estético evidente, as próteses fixas também são muito mais resistentes em relação às móveis. Basicamente, é possível recorrer a próteses fixas feitas em resina. Porém, elas costumam ser usadas em uma fase de transição. O procedimento não é totalmente necessário, mas ajuda a demonstrar como o a boca do paciente reage ao novo elemento.

Fato é que a prótese fixa definitiva é confeccionada em porcelana. Além de altamente resistente, o material não sofre escurecimento ao longo do tempo, característica comum da resina. Mesmo que o tipo de porcelana usada exija uma troca futura, isso levará muito tempo para acontecer. Existem também materiais com durabilidade muito extensa, ao ponto de o usuário ficar livre de uma possível atualização da prótese.


Preservação dos dentes naturais


As próteses removíveis contêm grampos metálicos, que se ajustam sobre a gengiva e os dentes naturais contíguos. As próteses fixas dispensam esses acoplamentos, evitando qualquer tipo de prejuízo como sequelas. Vale lembrar que as chamadas “pontes” são retiradas e recolocadas a cada escovação. Então, basta imaginar o efeito desse constante contato metálico com a gengiva e as laterais dos outros dentes.

Como você viu, a substituição das próteses removíveis por fixas proporciona uma série de benefícios. Sem dúvida, as próteses fixas em porcelana são uma das melhores alternativas para obter um sorriso belo e funcional.


Ficou interessado? Ligue para o nosso consultório e agende uma avaliação odontológica agora mesmo.