Confira qual modelo de prótese dentária é ideal para você





Para quem tem problemas na saúde dos dentes e precisa removê-los, as próteses dentárias são a melhor opção. Elas repõem qualquer dente que precise ser removido, e, quando bem-feitas, tem uma aparência extremamente natural. As próteses ajudam na mastigação e restauram a autoestima do paciente que teve seus dentes removidos.

Na hora de colocar a prótese, existem diversos modelos para escolher, todos com suas vantagens e desvantagens. Cada modelo é apropriado para um tipo de paciente. A seguir, vamos apresentar os principais modelos e demonstrar como escolher qual o mais adequado para você.


Modelos de próteses sem implantes


• Prótese total (PT): popularmente conhecida como dentadura, é uma prótese removível. Em geral, é feita de acrílico resinado a partir de moldes da arcada dentária dos pacientes. Essa prótese é recomendada para pacientes que, por qualquer motivo, tiveram perda total de seus dentes. A principal desvantagem é que, com o passar dos anos, pode haver perda óssea e, por consequência, o ajude da prótese ficará comprometido. Praticamente não é mais usada, pois outros modelos mais modernos de prótese a vem substituindo.

• Prótese parcial removível (PPR): utilizada em pacientes que ainda possuem dentes saudáveis suficientes para servirem de base para a prótese. Ela também é chamada de ponte móvel popularmente, e não exige implantes para ser fixada. Geralmente usa grampos de metal para fixar a prótese aos dentes remanescentes. Tem um valor mais acessível, portanto é um dos modelos mais populares no país.

• PPR provisória: é similar à prótese parcial removível. A diferença é que ela é usada por pouco tempo, geralmente até que o paciente esteja com a boca saudável o suficiente para receber algum outro tipo de prótese mais permanente.


Modelos de próteses com implantes


• Prótese protocolo: trata-se de uma solução fixa para pacientes que tenham perda total dos dentes. Parecida com uma prótese total, mas ela não é removível e depende de implantes dentários para ser fixada. Primeiramente são feitos implantes, que passam por um processo de osseointegração. Depois desse processo, a prótese protocolo é instalada. Ela é vantajoso porque tem um resultado imediato e, esteticamente, é muito natural. A desvantagem é que seu valor não é tão acessível quanto o de outros modelos.

• Overdenture: também é um modelo de prótese que usa implantes como base. A diferença da overdenture para a prótese protocolo é que ela é removível. É fixada ou por uma barra ou por anéis metálicos que ficam sobre os implantes. Oferece maior segurança na hora da mastigação.

• Prótese unitária fixa: chamada pelo público leigo de coroa, trata-se de uma prótese fixa que é utilizada quando há a perda de estrutura em apenas um dos dentes.


Como escolher a melhor prótese para mim?


Cada modelo de prótese é mais adequado para um tipo de paciente. A escolha depende de diversos fatores, tais como saúde bucal geral, necessidades estéticas e também o orçamento.

Essa é uma escolha que não deve ser feita de forma leviana. O mais recomendado é que se obtenha a opinião de um especialista para decidir o modelo que mais se encaixa em suas necessidades. Entre em contato conosco e teremos prazer em realizar uma avaliação odontológica.