Benefícios de lentes de contato dentais


Já ouviu falar em lente de contato dental?

A técnica é bastante usada para quem tem dentes com muito espaço entre si, mal posicionados ou mesmo desalinhados.

Trata-se de uma sistemática bem simples e que tem apresentado bastante resultado na sua ação corretiva.


Entendendo o que são as lentes de contato

Procedimento bastante procurado, inclusive no meio artístico, o uso de lentes de contato dental é uma técnica que consiste no desenvolvimento de próteses finíssimas, cujo material pode ser de cerâmica ou porcelana.

Primeiro é feita uma análise da anatomia e as condições de saúde bucal do paciente, já que é necessário respeitar a individualidade de cada pessoa.

Então há uma avaliação individual para que o molde seja retirado da forma com a qual se deseja que se corrija o posicionamento e o tamanho ideal dos dentes, com muita cautela para manter a harmonia facial e o tom de cor natural da arcada dentária.

A lente de contato é enviada para a confecção e depois posicionada no dente que precisa da correção.

Nesta região é fixado um ácido para receber o silano, elemento que prepara o dente para ser colocado uma espécie de cimento fixador da prótese.


Indicações das lentes de contato dental

Muito aconselháveis para pacientes que têm alterações na cor dos dentes, no formato, alinhamento e tamanho dos dentes.

Por exemplo, alguém que possui uma alteração dentária chamada de diástema, espécie de vácuo interdental devido a diferença de tamanho ou ausência de algum dente, pode sim colocar este tipo de lente.

A ocorrência de fraturas e manchas também é uma indicação para o tratamento com lentes de contato, uma vez que as próteses podem dar um certo disfarce a estas pequenas irregularidades.

Apesar de serem feitas de um material extremamente durável, no entanto, as visitas ao consultório odontológico para manutenção devem ser feitas a cada seis meses.

Nelas, o dentista fará o acompanhamento da adaptação do paciente às próteses, conferindo se elas estão fixas, além de avaliar como está a saúde bucal do paciente de maneira geral.

Essa avaliação é muito importante, inclusive, para identificar os casos nos quais o uso de lentes de contato dental é contraindicado, conforme você entenderá a seguir.


Contraindicações

As contraindicações para se colocar as lentes de contato dental são:

· Cáries, tártaro ou canal não tratados;

· Dentes trincados ou quebrados;

· Manchas muito fortes;

· Gengivites.

Os casos a serem avaliados são aqueles pacientes com bruxismo, os quais o dentista vai decidir depois de uma avaliação bem significativa se irão ou não colocar as lentes, pois não podem sofrer pressão excessiva.

Alguns especialistas indicam no caso de bruxismo o uso de facetas de porcelana, pequenos folheados para os dentes, produzidos em uma espécie de concha de porcelana personalizada com encaixe bem assertivo sobre o dente no qual será aplicado.


Benefícios da lente de contato dental

· A lente de contato dental é uma solução simples que recupera a funcionalidade dos dentes em pouco tempo.

· A duração média é de 10 a 15 anos, mas há casos em que esse tempo é bem maior.

· As lentes de contato dentais são bem mais resistentes às manchas.

· A estética do sorriso fica excelente, pois deixa o visual bonito e um sorriso branquinho.


Solicite uma avaliação aqui https://materiais.dentville.com.br/solicitacaowhats