A importância da higienização e manutenção do aparelho ortodôntico

A importância da higienização e manutenção do aparelho ortodôntico


Os cuidados com a saúde bucal são imprescindíveis, em especial quando se usa um aparelho dental.

A higienização e manutenção do aparelho ortodôntico é muito importante e são as visitas mensais ao seu dentista que conferem o sucesso do tratamento, pois realmente a higiene de seus dentes fica comprometida com o uso de aparelhos sem a limpeza adequada.

Quem usa aparelho dentário deve saber que a escovação tem que ser feita de forma paciente e utilizando o tipo de escova adequada.


Por que a higienização é decisiva no tratamento

A higienização e manutenção do aparelho ortodôntico é muito importante devido alguns cuidados, os quais influenciam diretamente no tratamento. Quanto mais se cuida, menos tempo ficará com o aparelho e os resultados esperados vão evoluir da melhor forma possível.

A começar pelo período de adaptação do aparelho, no qual o dentista faz os ajustes indispensáveis para uma boa colocação do aparelho. É verdade que incômodos aparecerão, mas na medida certa.

Dores exageradas e incômodos persistentes são sinais de alerta para voltar ao dentista antes do combinado.

Na visita mensal também são checadas as peças e acessórios do aparelho, se tudo está devidamente posicionado, se as peças e ligas continuam nos lugares indicados, ou se há ocorrência de desgaste ou perda de força do aparelho.


Tipos de escova para quem usa aparelho ortodôntico

Uma pessoa que não usa aparelho fica com a sujeira dos alimentos pregada nos dentes e tem que retirá-la. Para quem usa aparelho, além disso, os resíduos alimentares também tendem a ficarem grudados nos bráquetes do aparelho.

É exatamente por isso que a escovação deve ser feita com muita cautela, pois, o bráquete é a peça responsável por transmitir a força do fio ortodôntico ao dente.

Se eles quebrarem, o movimento daquele local fica comprometido, bem como há proliferação de sujeiras, fontes de bactérias.

Por essa razão, o tipo de escova mais adequado para esta limpeza é a escova ortodôntica, a qual possui cerdas com um corte interno em forma de “V”, que remove a placa dental bacteriana e dos resíduos entre os dentes e ao redor dos aparelhos dentários.

Recomenda-se a troca da escova ortodôntica de três em três meses, no máximo.


Como fazer uma escovação corretamente?

1. Logo após a refeição, faça um bochecho com água pura para remover os alimentos ou resíduos entre os acessórios do aparelho.

2. Passe o fio dental, que pode ser utilizado com a ajuda de um passa fio ortodôntico, um instrumento parecido com uma agulha.

3. Depois, use uma escova com cerdas em duas fileiras, para escovar todos os dentes e o fio do aparelho. Os bráquetes são escovados separadamente com uma escova ortodôntica.

4. Por último, não se esqueça de escovar a parte interna dos dentes e a língua.

Os aparelhos devem ser ajustados conforme a necessidade, e isso é válido tanto para aparelhos fixos ou móveis.

Ajustes estes que variam de acordo com a movimentação dos dentes e da arcada dentária, deixando a mordida perfeita ou mesmo fazendo com que os arcos do aparelho se movimentem corretamente, alinhando os dentes.

A manutenção também tem papel fundamental na higiene bucal, uma vez que o aparelho dificulta a limpeza e certas sujeiras como tártaro, cáries, gengivite e placa bacteriana, por exemplo, só são devidamente eliminadas com o auxílio do dentista.

Lembrando que a ida ao dentista para manutenção normalmente é mensal. Porém em alguns casos pode ser necessária uma frequência maior e isso somente o especialista vai determinar.

Dessa forma, a higienização e manutenção do aparelho ortodôntico deve ser levada a sério, pois ainda é o melhor método de garantir que o tratamento atenda às expectativas propostas, evitando outros problemas.


Gostou das dicas? Veja outros materiais

Ebook - Tratamento ortodôntico https://materiais.dentville.com.br/aparelho-ortodontico