Bruxismo

O bruxismo, é caracterizado pela ação de ranger e apertar os dentes involuntariamente. Acontece com mais frequência na parte noturna, mas pode se desenvolver durante o dia. Este tipo de situação pode provocar desgaste dos dentes, dor muscular na região da face, dores de cabeça, hipertrofia muscular, e até doenças periodontais. É possível que o bruxismo tenha ligações com fatores genéticos, e diários, como estresse e ansiedade.

Além disso, outros sintomas podem ser relacionados com a desordem funcional como zumbido no ouvido, dores no pescoço, alterações de sono e até mesmo estalos ao abrir a boca.

Geralmente, pessoas que possuem bruxismo só ficam cientes disto, quando são alertadas por amigos e familiares que presenciaram o ato de ranger os dentes.  O tratamento mais eficaz contra este tipo de situação, ocorre em uma consulta odontológica, onde, o paciente irá relatar o ocorrido, e o profissional irá tirar moldes de sua arcada dentária para confeccionar placas flexíveis de silicone ou de acrílico para tentar limitar os movimentos feitos de forma involuntária. Vale lembrar que o procedimento não soluciona de forma definitiva o problema, mas, ajuda a contê-lo.